Teste: você é feminista?

Padrão

Criei este teste em 2008, durante uma conversa sobre feminismo e feminilidade pré-LuluzinhaCamp. De lá pra cá tivemos muitas mudanças na blogosfera. A que me parece mais inovadora é fruto direto do horror misógino que foi a campanha eleitoral 2010. As conversas por e-mail me fizeram dar um passo adiante e criar uma lista para blogueiras feministas para abrir as conversas feministas a outras feministas. A lista hoje conta com 240 participantes, é moderada pela Srta.Bia (ela é a melhor moderadora de listas que já conheci!) e se tornou um coletivo fantástico e que está gerando lindos frutos, como o “Blogueiras Feministas“, que é um blog de visita obrigatória.

Como a todo momento volta a discussão sobre o que é feminismo e a dúvida sobre as pessoas se identificarem ou não como feministas, achei melhor republicar, com pequenas alterações, o teste: Você é feminista?

Teste: você é feminista?

1. Você concorda que uma mulher deve receber o mesmo valor que um homem para realizar o mesmo trabalho?
2. Você concorda que mulheres devem ter direito a votarem e serem votadas?
3. Você concorda que mulheres devem ser as únicas responsáveis pela escolha da profissão, e que essa decisão não pode ser imposta pelo Estado, pela escola nem pela família?
4. Você concorda que mulheres devem receber a mesma educação escolar que os homens?
5. Você concorda que cuidar das crianças seja uma obrigação de ambos os pais? ?
6. você concorda que mulheres devem ter autonomia para gerir seu dinheiro e seus bens?
7. Você concorda que mulheres devem escolher se, e quando, se tornarão mães?
8. Você concorda que uma mulher não pode sofrer violência física ou psicológica por se recusar a fazer sexo ou a obedecer ao pai ou marido?
9. Você concorda que atividades domésticas são de responsabilidade dos moradores da casa, sejam eles homens ou mulheres?
10. você concorda que mulheres não podem ser espancadas ou mortas por não quererem continuar em um relacionamento afetivo?

Cada resposta sim significa assumir um ponto de vista feminista. Bem-vind@ à turma! ;)

About these ads

»

  1. hahahahaha querida, não sei nem o que dizer depois de receber esse prêmio honorário de melhor moderadora de listas.

    Mas saiba que nada disso seria possível sem nosso contato lá naquele ano de 2008 para me abrir os olhos e perceber o quanto eu era realmente feminista. Super obrigada!

  2. Muito bacana =). Acho que todas essas estão muito relacionadas às expectativas que a sociedade e em especial os homens tem das mulheres, quando são machistas. É importante explorar também os tipos de machismo que estão presentes na relação inversa: na expectativa que a mulher tem do homem.

    Por exemplo:

    1. Você acredita que a mulher também pode e deve tomar a iniciativa de propor um amasso ou um relacionamento?
    2. Você acredita que a mulher pode e deve pedir o homem em casamento?
    3. Você concorda que não é responsabilidade exclusiva do homem trocar lâmpadas, fazer pequenos consertos e carregar pesos?
    4. Você concorda que não é falta de respeito nem obrigação um homem ceder a uma mulher seu lugar se não houver mais cadeiras disponíveis só por ela ser mulher?

    Muitas vezes nos apegamos aos machismos tradicionais e nos esquecemos dos mais sutis. Que pensa disso? =)

    • 1. Nas baladas isso é bem corriqueiro. Geralmente, quem põe reparo são os rejeitados.
      2. Valem os casos em que a mulher pede para ser pedida em casamento?
      3. Lâmpadas e consertos tudo bem. Mas quem deve carregar peso, o cara de 80kg ou a moça de 50kg?
      4. Acho que hoje em dia isso nem exite mais, o máximo que se pede é que se ceda o lugar para grávidas e idosos.

      • As pessoas confundem muito as coisas… Exemplo: alguns homens reclamam que em testes físicos para concursos, a quantidade de repetições dos exercícios, ou o tipo dos exercícios, são diferentes para homens e mulheres e soltam em tom jocoso: “não querem direitos iguais?” Obvio que são diferentes, nossa compleição física, ou da esmagante maioria de nós, não aguenta a mesma carga de esforço que os homens. E isto não nos faz menos seres humanos do que eles, aliás para se promover a justiça há que se tratar de modo igual aos iguais e desigual aos desiguais. Um homem se levantar num ônibus para uma mulher, não é obrigação, não confunda cavalheirismo com machismo. É uma gentileza por reconhecer que, pela compleição física, para ele é mais fácil aguentar os solavancos, além de não ter que se expor a um engraçadinho ficar se encostando no traseiro propositadamente. Hoje em dia, a grande maioria das mulheres têm jornada dupla pq trabalham fora (e dividem as despesas do lar com os homens) mas, não na mesma proporção são ajudadas em casa. Não é obrigação, é gentileza. Do mesmo modo que eu já me levantei pq vi que o cara tava carregado e voltava do trabalho, enquanto eu estava saindo de casa fresquinha para resolver uma besteira. Ele não aceitou, mas, eu ofereci. É como pedir para segurar os livros, ninguém tem obrigação, mas, é gentil fazer. Ah, troco lâmpadas, abro e limpo meu pc, troco o garrafão de água mineral e faço pequenos reparos domésticos dos quais eu perceba que não vou piorar a situação. Já trocar pneu, não dá mesmo… =P

  3. Muito legal! Esse teste vai ajudar bastante as pessoas a conhecerem o feminismo como ele é de verdade, sem estereótipos. Só confima a idéia de que o feminismo é a idéia radical de que mulheres são gente!

  4. Cíntia, discordo apenas que se chame de feminista quem concorda com esses pontos que você colocou, eu chamaria de “ser humano normal”. Sei que não é minha opinião que vai mudar uma padronização que levou anos para se formar, mas me incomoda que a atitude que deveria ser normal precise ser rotulada.

    • Hoje pode parecer “ser humano normal”, André. Mas até pouco tempo (30, 40 anos), essas diferenças eram a regra, inclusive na questão jurídica. E hoje temos igualdade jurídica, mas as práticas sociais continuam operando no padrão machista antigo, que é beeeem diferente do que podemos chamar de “ser humano normal”.

  5. Pingback: Às Mulheres Que Não Querem Direitos Iguais.Blogueiras Feministas | Blogueiras Feministas

  6. Meu namorado me dar uma lugar em um onibus ou metro… e eu aceitar não significa que não seja feminista… e sim ser feminina… saber que estou e sou mais fragil. ( Pediria lugar a um homem, se eu estivesse gravida, pediria… não por mim, mas pela criança. Uma mulher gravida levando um tombo em uma freada do bus… pode ela até perder o bebê. Nesse caso aceito e pediria pela vida)
    Algumas vezes quando o meu namorado esta passando mal, dor de cabeça… pé doendo… tendo lugar, eu cedo para ele (naquele momento ele estava mais fragil que a mim.)

  7. Muito bom o teste!
    Realmente, às vezes é difícil explicar para os outros o que é feminismo.
    Que igualdade significa em direitos e em deveres.
    E que tratamentos iguais não significam sempre igualdade (cadeirantes em frente a escadas que o digam).
    Gentileza é importante, dos dois lados. Menosprezo, não.
    Eu consigo carregar peso, trocar pneu ou resistência do chuveiro sem drama, mas detesto que ajam como se isso fosse um feito só porque foi uma mulher que o fez.
    Se possível, num próximo post, explique também o que feminismo não é.
    Ainda tem gente que confunde feminismo com “mulher que deseja ser como um homem”, o que não é verdade.
    Beijos, e força!

  8. Pingback: Primeiro aniversário do grupo “Blogueiras Feministas” « Cynthia Semíramis

  9. Pingback: O meu feminismo « Pense Feminismo

  10. Pingback: Onde você mostra o seu machismo?

  11. Pingback: Onde você mostra o seu machismo? : Blog Onhas

  12. Pingback: Etec Trajano Camargo – Onde você mostra o seu machismo?

  13. Pingback: O que é Feminismo afinal? | Marcha das Vadias Guarulhos

  14. Pingback: Feminista?Renata Pinheiro | Renata Pinheiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s