Mulheres e tecnologia, uma relação mal compreendida

Padrão

Vi no Terra:
Mulheres preferem alta tecnologia em lugar de diamante e sapatos
Gamers mudam de sexo para ter vantagem em jogos

Bom, eu prefiro presentes tecnológicos, sim. Sou alérgica “de carteirinha”, odeio ganhar jóias que não posso usar, ou flores que me fazem espirrar. Sapatos, pode deixar que compro os meus, prefiro que não desperdicem dinheiro tentando adivinhar meu gosto. E, pra comprovar a tese, se me perguntarem qual foi o meu presente favorito, a resposta imediata é o CD-ROM que ganhei no dia dos namorados, uns 5 anos atrás. Ele substituiu um aparelho chinês que não lia nem CD original, e foi aposentado no último mês com algum pesar (devidamente compensado pelo cheiro de computador novo).

No fim da matéria dos presentes tem uma observação interessante: os anunciantes precisam entender que as mulheres estão cada vez mais familiarizadas com tecnologia, e fazer anúncios direcionados a elas. Parece bobagem, mas… quantos anúncios de tecnologia são direcionados às mulheres?

Nas revistas femininas, por exemplo, só tem anúncio de detergente, roupa, maquiagem, perfume, fogão, geladeira, carro (esse é conquista recente!) E computador, celular, televisão, aparelho de som, câmera digital, isso só existe na casa dos homens? A impressão que fica é que tem gente demais acreditando que as mulheres dependem da opinião masculina para assuntos tecnológicos…

Aí chegamos no segundo link, que mostra o quanto essa dependência foi incorporada pelos rapazes nos jogos online. Quem tem ou já teve personagens femininos sabe muito bem do que a matéria está falando: se tem nome e/ou aparência de mulher, já é tratada automaticamente como imbecil que precisa de ajuda até pra achar o menu do jogo! De vez em quando obtém algumas vantagens, como ganhar presentes, itens mágicos, etc, mas receber isso só por ser (ou parecer) mulher é desprezar demais as habilidades femininas, não é?

Até quando essas pessoas vão continuar acreditando nessas bobagens? Vejo cada vez mais meninas jogando, usando alta tecnologia com naturalidade e não dependendo de homens pra pitacos informáticos, mas os anunciantes, e os outros jogadores (para ficar só na área de jogos e tecnologia), ainda não perceberam essa independência, e tratam as mulheres de forma condescendente, como se fosse uma pessoa que não desenvolveu as faculdades mentais, ou um animalzinho engraçadinho.

Pra eles, recomendo o HowTo das LinuxChix. Pra elas, desejo muita paciência, que um dia seremos tratadas como seres humanos que gostam de tecnologia, e não como animais dependentes de opiniões masculinas sobre tecnologia.

Anúncios

Uma resposta »

  1. SIM…..e ainda tem a clássica: nossa ..depois que vc começou a namorar o fulano que faz computação como vc está sabendo mais coisas da área! (detalhe que vc tb faz uma faculdade da área…e ter que ouvir isso….aff!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s