Artigos feministas

Padrão

Fazendo minha visita periódica ao Mídia independente, encontrei uma postagem com o nome de um livro que eu adoro: O Mito da Beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres, da Naomi Wolf. Cliquei, e descobri que alguém escaneou o livro e o disponibizou para download em formato PDF. Isso, por si só, é uma ótima notícia, já que o livro é excelente, mas difícil de encontrar, mesmo em sebos e bibliotecas.

Para completar, entre os comentários havia um link para um blog. E foi assim que conheci o Feminista. Ao que parece, pretende fazer uma biblioteca com artigos feministas. Ainda está no início, mas já tem posts interessantes, como trechos de artigos da Gloria Steinem, e um link para o pdf do livro mais difícil de encontrar no mundo, apesar de sua importância: Mística Feminina, da Betty Friedan.

Voltarei ao Feminista mais vezes, com certeza.

Anúncios

  1. Eu tenho a Betty Friedan em inglês, numa edição relativamente nova. Em português é difícil encontrar?

  2. Era a dica quente que faltava nestas minhas férias… 🙂

    Não conheço as obras, pois venho me interessando mais profundamente pelo tema há pouco tempo. Vou imprimir o da Friedan hoje, Cynthia. Valeu! Beijos.

  3. Cam, é bem difícil, sim. Parece que no Brasil só teve uma edição, em 1971. Nem sempre é possível encontrar a Mistica em sebos, pois é o tipo de livro que quem lê não costuma passar pra frente. E nas bibliotecas, ou o exemplar está nojento de mal cuidado e mofado, ou sumiu do acervo (embora conste nele), ou está emprestado.

    LucianA, que bom que te ajudei a animar as férias! Depois conte pra gente o que achou, ok?

  4. Ah, que bom, que bom. Queria muito o da Naomi Klein. Já o Mística Feminina, vou conhecer agora. Valeu!

  5. Opa, o link para o da Klein não está funcionando. Você salvou? Poderia me enviar por email? Agradeço de montão!

  6. Roberta, pode ser que o arquivo, como é bem grande, demore pra carregar… já tentou usar o botão contrário do mouse e clicar em salvar como? Pode ser que dê certo…