A polêmica da estatueta

Padrão


imagens do Pandagon, via Feminist Law Professors.

No Terra tem uma nota falando da polêmica causada pela imagem da Mary Jane (do Homem-Aranha) em uma estatueta. É uma imagem machista, sim, mas não só porque parece que ela está lavando a roupa dele, se enquadrando numa fantasia de serviçal.

O ponto mais grave é outro: a posição dela é completamente anti-natural. Ninguém faz trabalhos domésticos com aquela postura, aquela roupa, e aquela expressão no rosto. A estatueta só demonstra o quanto os homens idealizam os gestos e posturas de uma mulher fazendo trabalhos domésticos para atender à sua imaginação. A pobre que tentar mexer no cesto de roupa para lavar, ou mesmo lavar a roupa naquela posição, terá muitas dores na coluna, pois está forçando uma postura anormal.

Para tirar a dúvida, está aí Peter Parker no mesmo estilo “gostosão” (haha) e na mesma posição da Mary Jane. Ele ficou artificial, e na comparação a gente percebe que ela é muito artificial também. Dizer que não tem nada de machista nisso é dizer que as posturas irreais – e, portanto, prejudiciais à saúde – fazem parte do cotidiano. Só se for para gente que nunca fez trabalhos domésticos ou é tão alienada que nunca viu alguém fazendo esse trabalho a sério.

Anúncios

Uma resposta

  1. Hehe, ótima Cynthia. Imagina a dor lombar fazendo a pose ridícula.

    Obrigada pela visita ao blogue e pelos parabéns. Quando sarar da ressaca, vejo se reganho o ânimo para pensar em publicar a tese.

    Bjs,
    Cris