Sobre mulheres e cabelos

Padrão

Não posso postar por estes dias, mas não podia deixar de citar dois posts maravilhosos sobre o maior amor/ódio de todas as mulheres: os cabelos. É impressionante, mas mesmo as mulheres que estão felizes com seus cabelos têm algo a reclamar (eu, inclusive).

Helê, das Duas Fridas, fez um post maravilhoso sobre cabelos e a aceitação de suas particularidades, relacionando-os a música. Ficou um post lindíssimo, ótimo para discutir e rever nossa postura com os cabelos. Uma pequena amostra do post delas: Porque com já disse uma militante, de maneira brilhante: em se tratando de cabelo, não importa o que você faz, mas porque faz.

Isso nos leva à observação da Vanessa, comparando as mocinhas de novela: as ricas, e as que enriquecem, têm cabelos lisos ou alisados! Não tinha reparado nessa relação (até porque raramente ligo a tv), mas é um reflexo do quanto nós somos manipuladas pela mídia para vincular nossa aparência a uma luta de classes, sem perceber as implicações disso na nossa auto-estima.

Anúncios

Uma resposta

  1. Também adorei o post da Helê. Isso é muito verdade. Eu tinha uma amiga que falava que o preconceito racial está muito ligado ao cabelo, mais que à cor de pele. Eu acho que é verdade mesmo. Cabelo encaracolado então que nem o meu é alvo mesmo. Desde pequena eu ouço coisas depreciativas sobre ele. Aliás sobre qualquer um que não seja liso. Abraços.