Nobel de Literatura para Doris Lessing

Padrão

foto doris lessing Não conhecia Doris Lessing, mas fiquei muito feliz dela ser premiada com o Nobel de Literatura deste ano, sendo uma das onze (é isso mesmo, apenas onze) mulheres contempladas nos mais de cem anos do prêmio.

Gosto quando mulheres são reconhecidas e premiadas, pois ajudam a diluir as barreiras, e se tornam ótimas influências para meninas e mulheres que querem escrever (ou fazer qualquer outra atividade de forma profissional), mas têm dúvidas se serão levadas a sério em áreas nas quais as pessoas com maior respeitabilidade e titulação são majoritariamente do sexo masculino.

Pelos comentários que li, Doris Lessing mereceu o prêmio pela qualidade de sua obra. E, de quebra, nós mulheres ganhamos ainda um modelo de vida: ela parece ser uma velhinha adorável (o que nos estimula a envelhecer sem neuras, né, Denise? 😉 ), gosta de gatos, e tem um passado admirável de luta anti-racista e feminista. Uma vida interessante e uma ótima inspiração para nós, sem sombra de dúvida.

Anúncios

Sobre Cynthia Semíramis

Doutoranda em Direito na UFMG. Pesquisa história dos direitos das mulheres, com destaque para controle jurídico da sexualidade feminina, laicidade e processo de conquista de direitos. Bacharela e mestra em Direito. Mora em Belo Horizonte-MG blog: Cynthia Semiramis .org

Os comentários estão desativados.