Mulheres e óculos

É aquela velha história: nas mulheres, a aparência vem sempre em primeiro lugar, mesmo que a discussão seja sobre questões profissionais. Desta vez, o assunto da moda são os óculos de Sarah Palin, candidata republicana à vice-presidência dos Estados Unidos.

Eu fico feliz por ver pessoas usando óculos de grau em público, especialmente quando são mulheres. Uso óculos desde os sete anos de idade, e não é nada divertido viver com as pessoas insinuando que minha beleza está associada à ausência de óculos no rosto.

Essa pressão pelo rosto sem óculos é um dos grandes motivos que faz com que muita gente (especialmente meninas e mulheres) não os usem, aumentando os problemas de vista. Preferem enxergar mal a usar algo que é tido como anti-estético, e que lhes proporciona uma aparência muito séria, intelectualizada, e/ou pouco feminina (é, já ouvi isso). Pior ainda, há quem interprete óculos de grau como descuido com a aparência, pois hoje existem lentes de contato e cirurgia. Quem fala isso ignora que nem todo mundo pode fazer a cirurgia ou se adapta às lentes de contato.

Ver mulheres usando óculos de grau em público é uma excelente forma de quebrar esse estereótipo de que mulheres bonitas não usam óculos. Pena que são tão poucas ainda…

Anúncios

17 pensamentos sobre “Mulheres e óculos

  1. A secretária do semideus aqui é linda e acho que fica ainda mais linda quando coloca óculos. Vivo falando isso pra ela. Mas ela muda completamente o dia que tem que usá-lo: abaixa a cabeça, não olha pra gente direito e percebe-se que está morrendo de vergonha. Acho tão estranho.

  2. Cara, eu gosto de mulheres que usam óculos, adoro aquelas armações legais, acho estiloso. Eu usei óculos dos 7 aos 10 e não sei pq diabos eu parei de usar, eu adorava! Ano passado fui ao oftalmologista na esperança dele me receitar um! rs…

  3. , pra cada pessoa que elogia os óculos, aparecem várias pra insinuar que é mostra de deficiência visual e anti-estético… espero que ela perca essa vergonha logo, ninguém merece ficar sem aproveitar o dia por causa de óculos.

    Erika, você é uma exceção! Nem eu, com 25 anos de óculos, adoro usá-los. TEM de usar, é necessário, é confortável, é muito melhor do que ficar enxergando mal. Mas dá trabalho pra cuidar e armações estilosas são muito caras… a minha anterior era show, depois que passei a usá-la, todo mundo parou de perguntar porque eu não usava lente, hehehe.

  4. Teve algum episódio do The Office americano em que a Pam esquece as lentes e tem que usar óculos, e o chefe fala como esse ato de rebeldia abala a empresa… Eu era uma que era míope e demorei pra entender que realmente precisava de óculos. Aprendi durante uma partida decisiva de handebol, onde eu era goleira. Eu tava sem óculos e não via nada! Tive que jogar o resto da partida com óculos, que caíam longe a cada defesa. Mas pelo menos fechei o gol! Depois fui usar lente de contato. Não gostava nada. Fiz a cirurgia há uns oito anos porque estava cansada dos óculos (ainda por cima, meu cachorrinho gostava de lambê-los. Eu tinha que viver limpando). E foi ótimo, não posso reclamar. Mas, agora que estou velhinha, vamos aos óculos novamente…
    http://www.escrevalolaescreva.blogspot.com

  5. Sei lá pode dar trabalho e tal… Eu não preciso de óculos mas adoraria um daqueles estilosos… Adoro meninas de óculos, teve uma época no cursinho que eu ficava de olho nas meninas com óculos estilosos e avaliava qual fazia meu estilo rs…

  6. Cynthia, sabe que eu também já ouvi dizerem que é desleixo eu ainda usar óculos e que é pouco feminino? Ah, me poupe, a censura com a nossa aparência é onipresente né? Credo, como se ser bonita estivesse atrelada a isso. E foi bom ler esse post, porque eu lembrei que tava mesmo precisando de trocar os meus óculos.

    Beijos

  7. É, um fulano já falou que me achava tão bonitinha, tão charmosinha, devia tirar os óculos. É um dilema mesmo, viu? Tiro os óculos pra ficar bonitinha pros fulanos ou enxergo o mundo à minha volta? Tão difícil decidir…

  8. Cintia, eu uso óculos desde os DOIS anos, e ele faz parte tão integrante do meu rosto, da minha vida, que até minha filhinha, quando me vê sem, corre pra me trazê-los como se estivesse sem uma parte do rosto.

    A gente tem de assumir tudo que é. Uso óculos com a maior naturalidade do mundo. Odeio lentes de contato. Só as usei no dia do meu casamento, porque todos insistiram que ficaria melhor assim, e não posso dizer que não ficou legal, porque deu mais leveza à minha fisionomia (meus óculos atuais são meio pesados, estou pensando até em mudá-los).

    Mas sem eles, não vivo. Aliás, não enxergo! hahahaa

    Beijos!

  9. Chorei quando minha médica disse que eu nunca mais ia parar de usar óculos. E eu tinha só 10 anos e já não gostava de usá-los.Mas omo dizia a minha mãe, a gente se acostuma com tudo né?
    Uso óculos diariamente, fico perdida na rua sem eles.
    Não tiro foto com os óculos, a menos que alguém me clic distraída. Infelizmente não acho que eles combinam comigo.

  10. Lola, você é muito corajosa! Como é possível jogar sem enxergar? E pior, jogar com óculos, correndo o risco de quebrá=los? Eu fugia das aulas de educação física por causa desse dilema.

    Erika, aproveita sua situação e abuse dos óculos de sol. Como eles dão pouco trabalho, então está tudo bem.

    Nalu, eu também preciso trocar os meus, mas tenho preguiça de fazer o tour pelas óticas…

    nervocalm, parece que, enquanto a gente estiver sem óculos enfeitando o mundo, está tudo bem. Mas se a gente quer VER o mundo, aí é rebeldia demais…

    Deh, que fofura a sua filhinha trazer os óculos pra você! A minha mãe ficou uns 5 anos sem usar óculos depois que as filhas nasceram, ela diz que a gente jogava os óculos no chão.

    Andreia, eu também tiro os óculos pras fotos, pra não correr o risco de eles refletirem e meus olhos (ou um deles, o que é bem pior, hahaha) não aparecerem. E não desanime, eles combinam com você, sim, você é que ainda não encontrou a armação certa 😉

  11. É né? De qualquer forma ainda sonho com o dia que vou me livrar deles. Farei cirurgia ainda, é só o tempo do meu grau estabilizar (segundo minha oftalmologista).

  12. Tenho um sonho… Um sonho besta, mas é um sonho: de usar óculos escuros. Rsrsrs. Com óculos de grau é impossível.

  13. Cynthia, eu treinei handebol durante 4 anos, dos 14 aos 18, por aí. E nunca usava óculos. Eu os usava, claro, quando ia ao cinema, acho que de vez em quando nas aulas, mas achava que, pelo grau ser relativamente baixo, dava pra viver sem. Mas aí fomos jogar um torneio importantíssimo em Brasília. E era um ginásio totalmente novo pra mim, e num horário (lá pelas 6 da tarde – eu costumava treinar antes das 4) que eu não estava acostumada. Resultado: não vi nadinha! As bolas iam entrando no gol e eu me sentia cega. A técnica me tirou, pôs a reserva, e eu expliquei o problema pra ela. Percebi que, se eu quisesse jogar esse torneio (e eu queria muito!), só de óculos. Eu não tinha lentes de contato nem nada. Ela não quis. Disse que era perigosíssimo, que se desse uma bolada, eu podia ficar cega mesmo. Mas, naqueles 4 anos, eu havia levado apenas uma ou duas boladas na cara. As chances eram pequenas. E eu queria muito jogar. Insisti, ela finalmente deixou, porque a reserva não estava muito bem, e aconteceu um milagre. Eu fechei o gol! Não só naquela partida, mas nas outras também. Minha equipe ganhou o campeonato e eu fui escolhida MVP (most valuable player, coisa de americano). Foi a primeira vez que senti o quanto precisava de óculos na minha vida!
    Mas a cirurgia pra miopia é ótima. Eu só fiz porque meu marido, que era muito mais míope que eu, a fez ainda na década de 80, com bisturi de diamante! Os amigos dele brincam que saiu no Fantástico e no dia seguinte ele era o primeiro da fila…
    http://www.escrevalolaescreva.blogspot.com

  14. Infelizmente ainda existe esse mito que óculos é anti-estético e que é coisa de nerd, CDF. Eu acho que a Palin usa óculos para passar uma imagem de mulher “séria”, que não é só bonita, mas tb é “competente”.

  15. Andreia, tem como usar lentes escuras adicionais (depende do tipo da armação) ou óculos escuros com grau. Só que tem de escolher bem, pois não é toda armação que aguenta o peso da lente. Os grandes problemas, na verdade, são o peso a mais na bolsa, e o risco de ser assaltada e ficar sem os óculos. Mas o conforto dos óculos escuros compensa isso.

    Lola, fantástica a sua recuperação no jogo, apesar do perigo! Desconfio que a correção de miopia é a cirurgia com maior sucesso no mundo: não conheço ninguém que tenha ficado triste com o resultado, mesmo nos casos em que não houve 100% de sucesso.

    Lila, é isso mesmo, óculos realmente passam a imagem de seriedade e competência. Puro mito, mas como o truque dos espertos é se aproveitar dos estereótipos, funciona bem.

  16. Tirar os óculos para…!??!?!?!
    Na minha opinião, o único cuidado que se deve ter com os óculos é na hora de escolher a armação. Escolher uma que combine com o seu tipo de rosto.
    No mais, eu acho mulher de óculos algo MUUUITO sexy e charmoso, além de, como já dito anteriormente, passar um ar de seriedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s