Mudanças nos Estados Unidos

Padrão

George W. Bush assinando “The Partial Birth Abortion Ban Act” (2003):
Bush assinando lei à revelia das mulheres

Barack Obama assinando “The Lily Ledbetter Fair Pay Act” (2009):
Obama assinando lei que amplia direitos das mulheres

Tenho mil posts na fila pra terminar, mas depois de ter visto este post, com as fotos acima, não posso deixar de mencionar a importância da situação.

Não entendo quem fica reclamando que governos são todos iguais, todos corruptos, ineficientes, que não adianta mudar o governante porque, nos bastidores, são as mesmas pessoas que continuam no poder. Pior ainda é quem reduz qualquer governo a apenas uma visão econômica: se a economia não mudou, então tudo continua igual… pensando assim, acabam não vendo as mudanças.

Eu não esperava que Barack Obama fosse adotar um viés feminista, especialmente no início de governo. No entanto, pelo que acompanhei nos últimos dias, ele fez uma coisa maravilhosa: assinou uma lei que promove a igualdade salarial entre homens e mulheres.

As duas fotos acima, bem como o motivo para cada uma delas, mostram a diferença entre o antigo e o novo presidente dos Estados Unidos. Bush, cercado APENAS por homens, assina uma lei contra os direitos das mulheres, limitando o direito ao aborto. Obama, cercado por mulheres (mas não só por elas), assina uma lei que amplia os direitos das mulheres em relação à igualdade salarial.

A discussão aqui não é sobre aborto, mas sobre a participação de mulheres em leis que interfiram em seu cotidiano. Bush está em um espaço completamente masculino, legislando sobre questões femininas, em uma foto que transmite mais autoridade masculina do que respeito e igualdade. Não há como não pensar que está impondo algo à revelia da participação política das mulheres: a ausência delas na assinatura da lei é muito eloquente. Já Obama está legitimado pela participação feminina na assinatura da lei, e o tema da igualdade, inclusive salarial, é caro ao movimento feminista. Reparem ainda a expressão de alegria: não é todo dia que se tem uma lei que promove a igualdade entre homens e mulheres.

Se vocês não percebem que houve uma mudança gritante no governo dos Estados Unidos, sugiro então que revejam suas ideias sobre governos… a mudança, especialmente em relação a governar com e para as mulheres, está evidente demais pra não ser notada.

Anúncios

»

  1. Pingback: 2000 e love. | Groselha News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s