Links interessantes – combatendo homofobia e machismo

Padrão
  • Em São Paulo, aprovaram a excrescência chamada Dia do Orgulho Hétero. Vale lembrar do meu post de 2007 O patético orgulho hétero e da campanha do movimento Panteras Rosa contra o orgulho hétero de uma cervejaria portuguesa
  • Artigo da Rebecca Watson criticando um comentário machista de Richard Dawkins e contando como ela se tornou feminista devido ao machismo de grupos ateístas
  • O blog sobre sexo mais interessante dos últimos anos era o Cem homens em um ano. Letícia contava suas experiências, questionava padrões, denunciava preconceitos, sempre de forma leve, sem ofender ninguém. Infelizmente, ela acabou fechando o blog. Dois posts sobre o machismo merecem leitura e reflexão: Dia de cão, sobre o dia em que seu blog passou de 4mil para 24mil visitas, atraindo toda sorte de comentaristas, inclusive os que geraram o post Não é mais fácil, no qual explica porque para mulheres não é tão fácil assim fazer sexo casual. E foi assim que o moralismo acabou com um blog excelente… Atualização: a Bia avisa nos comentários que a Letícia voltou com o blog, embora tenha alterado a política editorial.
  • Srta. Bia escreveu um excelente post sobre futebol feminino, falta de investimento e machismo
  • Sobre mulheres e aparência, dois posts que se complementam: Lola falando do admirável mundo plastificado e Tina Lopes falando sobre a garota da capa. Enquanto isso, só consigo admirar a Stephanie de Mônaco aos 46 anos, riquíssima, podendo fazer qualquer extravagância estética e optando por viver (e continuar bonita) sem botox.
  • Debora Diniz falando sobre Bolsonaro, o novo garoto propaganda da Du Loren: a Duloren o ajudará a se manter como o deputado federal censor da sexualidade
  • Leonardo Sakamoto analisa os resultados de uma pesquisa que afirma que a maioria da população é contra a união gay. E daí?
  • Eu gostaria muito de recomendar alguns posts do Blogueiras Feministas. Mas os posts estão tão bons que não me sinto à vontade pra recomendar um só. É melhor ler o blog todo 🙂
Anúncios

»

  1. 1) O Furo MTV troçou loucamente desse “orgulho hétero”, apontando-o como “Dia do Homofóbico Enrustido.” Ou será homofóbico assumido?
    2) Não me surpreendo com a intolerância do Dawkins. Sua intolerância religiosa sempre me incomodou – e, sim, sou ateu. Coisas como “Bach só compôs suas obras por dinheiro.” Quer dizer, nega aos outros a possibilidade de uma experiência religiosa sincera. É como falar que os Azande são inferiores porque acreditam em bruxaria. Agora, intolerância sexista é mais um desdobramento de um ex-cara muito bom que se arrogou como porta-voz dos ateus sem Bach no coração.
    3) Consideração geral metida a filosófica: acho que o fato de o Cristianismo ter como figura mor uma mãe virgem diz muito sobre como o papel de mulher foi sendo moldado em nossa sociedade. O ideal da mulher é que conceba 400 filhos, mas sem sexo, essa coisa feia. Esta tira do XKCD zomba particularmente bem disso.

  2. Já tinha lido o post “Fanatismo: Um delírio”, e até agora ainda estou atônito por várias razões, e comentei no blog do Marcelo, ele até me interpretou mal, porque, primeiro de tudo, eu tive dúvidas se o Dawkins tinha falado aquilo a sério. Meu, eu nunca pensei que um líder de um movimento, que aparentemente é uma pessoa inteligente e evoluída, poderia dizer algo assim.

    Eu já não simpatizava muito com o Dawkins por ele atacar as religiões a todo momento, e agora estou com legítima raiva desta criatura! A Rebecca apenas fez um comentário sobre opiniões dela, e o comentário dele, além de ser machista, é descabido. Dawkins, meu filho, cresça!

    E outra coisa, eu não estou envolvido no meio ateu, porque é algo que não me interessa, mas pelo que li nos posts relacionados, machismo é algo comum nele… Como é que pode?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s