IMG_8871bCynthia Semíramis Machado Vianna é doutoranda em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche na Università di Bologna. Bolsista CAPES. Pesquisa história e teoria do Direito, com ênfase em história dos direitos das mulheres; direito, sexualidade e gênero; teoria feminista do direito. Mestra em Direito (PUC-MG) e graduada em Direito (UFMG).

Dedica-se desde 2004 à educação e pesquisa em direitos humanos. Seu objeto de estudo são os direitos humanos das mulheres, destacando-se especialmente história dos direitos das mulheres, controle jurídico da sexualidade feminina, laicidade, violência contra mulheres, direitos das prostitutas e abordagem midiática sobre direitos das mulheres.

Ao longo dos anos vem palestrando, apresentando trabalhos e publicando artigos sobre direitos das mulheres. Os artigos podem ser acessados na seção Publicações. Os vídeos de entrevistas e palestras podem ser acessados em Vídeos.

Desenvolve ciberativismo na internet, mantendo desde 2006 um blog sobre direitos das mulheres, além da participação em redes sociais. Criou em 2010 o grupo de e-mails Blogueiras Feministas, um espaço de discussão que tornou-se referência na militância online. Participou do coletivo de organização da Marcha das Vadias de Belo Horizonte (2011-2014).

Seu Curriculum vitae completo, de acordo com a plataforma Lattes, pode ser acessado no site do CNPQ.

Seu e-mail para contato é: cynthiasemiramis [arroba] gmail [ponto] com